Jockey Club Campineiro
Inspirado nos palacetes franceses do final do século 18, o Jockey Club Campineiro foi inaugurado em 1925 e está localizado no Centro de Campinas, onde fica o marco zero da fundação da cidade.
A imponência do belíssimo prédio azul remete aos tempos áureos do café. Frequentado pela alta sociedade campineira, foi palco de grandes festas e recitais de piano, violino e canto, declamações e festas carnavalescas, no melhor estilo da época. Em 1994, o Jockey foi tombado pelo Condepacc.
É considerado um dos prédios históricos mais bonitos de Campinas e tem sido palco de apresentações de recitais em suas janelas na época do Natal.
Na década de 1870, existiu em Campinas, nas imediações da Avenida Andrade Neves (próximo à atual Delegacia de Polícia) um espaço dedicado à corrida com cavalos. O gosto pela atividade, a corrida de cavalos, que reunia diversos campineiros em eventos, levou à fundação da Sociedade Campineira Club de Corridas, a qual construiu, em 1877, um hipódromo no bairro do Bonfim, por Antônio Egídio de Sousa Aranha, Francisco Elisiário, Francisco José de Camargo Andrade e José Francisco Aranha em terreno oferecido pela Câmara Municipal. Neste mesmo período, a associação instalou sua sede social no solar que havia pertencido ao Visconde de Indaiatuba.
Entretanto, devido a diferenças, em 1891 a associação decidiu dividir as sedes e organizar dois clubes: o Jockey Club de Campinas, que atuava com as corridas, e o Club Campineiro, ligado ao clube social. O último, em 1914, iniciou a construção de sua sede na região central, com projeto do arquiteto Christiano Stockler das Neves e obras encarregadas ao engenheiro Augusto Lefévre. Apesar de diversas interrupções, o prédio foi finalizado em dezembro de 1925, apresentando estilo eclético. Nele, realizaram-se diversos eventos sociais, como bailes, exposições, apresentações de orquestras e outras reuniões de elite local.
Da época da conclusão de sua sede até a década de 1970, o clube viveu um período de muito movimento, sendo palco de festas, recitais de piano, violino e canto das famílias tradicionais, tendo sido também a sede de intensa agitação da alta sociedade campineira.
Com o fim das corridas de cavalos em Campinas, o clube entrou em decadência, mas continuou a existir. O prédio foi completamente revitalizado, passando a abrigar além da sede do clube e de um restaurante pré-existente, uma casa noturna. Em 2008, a revitalização do edifício do Jockey Club Campineiro foi concluída com a instalação de um projeto luminotécnico
Fonte da matéria: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jockey_Club_Campineiro
@2023 todos os direitos resevados a Jockey Club Campineiro